lunes, 9 de agosto de 2021

IGREJA DE CARMEN

IGREJA DA NOSSA SENHORA DO CARMO


Este templo dedicado à Nossa Senhora do Carmo foi inaugurado a 23 de junho de 2001, substituindo aquele que tinha sido começado a construir e que houve que redesenhar integramente.


A estética desta igreja está baseada na nova conceção da liturgia marcada pelo Concílio Vaticano II: criar uma estética que aproxime homens e mulheres da Fé através de uma arquitetura onde a beleza dos signos está diretamente relacionada com a beleza da Fé e do Amor de Deus para com todos os homens.


Este templo recolhe todos os signos litúrgicos da reforma do Concílio Vaticano II: o presidente ou sacerdote na sua sede seria a cabeça de Cristo, o ambão de onde a palavra de Deus é proclamada representa a boca, o altar onde se realiza a Eucaristia é o coração de Jesus e a assembleia circundante seriam os membros do corpo de Cristo. Em frente do altar, no chão, fica a grande pia batismal em forma de cruz como nos primeiros batistérios. A pia batismal representa o nascimento para uma nova vida, já que pelo batismo nascemos para uma nova vida em Cristo. A pia batismal fica enquadrada entre os quatro evangelistas.


A planta da igreja é central e dispõe a assembleia de forma circular, para significar que aqueles que ali se reúnem são um mesmo povo, que juntos fazem parte do mesmo corpo de Cristo e da Igreja. Toda a sala está decorada com uma alcatifa azul que é um símbolo do mar ou da água. A água na Escritura muitas vezes simboliza a morte, então pode-se dizer que os cristãos andam sobre as águas, ou seja, sobre a morte; porque Deus nos salva dela. No interior, as paredes deste templo são feitas com um material rugoso, que representa o útero materno; porque a Igreja é a nossa mãe e gesta no seu interior os novos filhos de Deus.


O mural que preside este templo é o de Maria e os apóstolos no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo lhes é entregue. À direita do altar-mor encontra-se a imagem da Nossa Senhora do Carmo e à esquerda o Sacrário, concebido como um tabernáculo onde se encontram a Reserva Eucarística e a Palavra. A igreja é decorada com vitrais modernos que representam três temas bíblicos: A vinda do Espírito Santo, na porta; a Criação, num lateral; e a Crucifixão, no outro.