A IMAGEM DE SÃO PEDRO
Escultura flamenga do século XVI em carvalho negro e interior vazado. Responde ao modelo iconográfico da época e que a obra ao longo dos séculos teve modificações que respondem a mudanças de moda ou gostos. Desta forma, a escultura apresenta modificações importantes para adaptá-la a uma estética mais barroca e outra iconografia, transformando um São Pedro Apóstolo em um São Pedro investido como Papa.
No estudo dos inventários das divisórias de Tazacorte, realizado por Jesús Pérez Morera, aparece em 1557 como inventário da ermida de San Miguel de Tazacorte "a imagem de San Miguel, com um crucifixo colocado na volumosa cruz, e o imagem de São Pedro em sua caixa, coberta por uma camada de veludo velho”. A caixa deve ser um retábulo flamengo. O inventário diz ainda: “juntamente com outras peças que ainda hoje se conservam, como a “imagem de São Miguel de bulto” ou “um crucifixo colocado na cruz de bojo”.
Em 1613, este São Pedro era venerado no seu próprio retábulo, da mesma forma que as imagens de Cristo e São Miguel Arcanjo eram cultuadas nos respectivos retábulos e como o “ólio de Nossa Senhora” integrava o conjunto iconográfico do retábulo-mor . Senhora com o Menino Jesus" e as imagens "viradas" de "Santa Anna e Nossa Senhora com o Menino Jesus"
Outro fato histórico previsto é que em 1948, quando Santiago Hernández Rodríguez era pároco, o santo foi baixado, junto com a pintura dos Mártires, ao Porto de Tazacorte para a festa de São Pedro e “o fato é que é a primeira vez, por enquanto, que uma imagem desfila pelo mar. Embarcaram para San Pedro e por um tempo a imagem ficou no porto até que Don Ángel Luis, sendo pároco, subiu a Tazacorte.
A obra sofreu uma intervenção radical, de modo que sua iconografia original de São Pedro Apóstolo foi transformada por critérios de moda e necessidades de culto em uma imagem de São Pedro investido como Papa.
Esta imagem foi restaurada deixando-a o mais próximo possível do seu estado original. Para isso, todos os símbolos que nos falam sobre São Pedro Papa foram removidos para voltar a ser São Pedro Apóstolo. Voltou à sua Igreja de San Miguel e voltou a cultuar em 9 de março de 2022, pela oficina de restauração do Cabildo de La Palma sob a direção de Isabel Santos e Isabel Concepción.
Esta descoberta foi anunciada em fevereiro de 2014 na oficina de restauro do Cabildo Insular.
Você pode acessar o relatório de restauração neste link.
Neste link você pode acessar a galeria de fotos